Monday, February 11, 2008

4º Capítulo do livro A Família em Rede


Este capítulo aborda um assunto fundamental no processo de aprendizagem, que são quais os valores que regem a transmissão de conhecimentos. É inegável que os comportamentos das crianças e as suas atitudes são influenciadas pelos valores de quem as educa, quer a escola quer a família.
Diferentes pais vão originar diferentes filhos, diferentes escolas vão originar diferentes tipos de estudantes, diferentes professores vão originar diferentes alunos, e será sempre assim...a questão que se coloca é a de que quais os métodos mais correctos e apropriados a utilizar no processo educativo? Ora bem, como é óbvio, essa opinião vai variar consoante os valores e normas de cada um, bem como de quem avalia essas situações.
"O escândalo da educação reside no facto de sempre que ensinamos algo estamos a privar a criança do prazer e do benefício da descoberta"
Esta frase de Papert acho que veio explicar um dos pontos fracos da aprendizagem que as crianas têm hoje em dia, que é a de pressão que os pais fazem para que os filhos façam tudo como os pais desejem, não dando assim a liberdade necessária à criança para esta aprender e compreender por si os conteúdos que encara. Eu pessoalmente, concordo com a afirmação de Papert mas, não deixando de referir que também por vezes é necessário um auxílio por parte dos pais às crianças. Contudo, penso que tal só deveria ser feito quando fosse mesme preciso, e não de uma maneira sistemática que é o que acontece frequentemente na nossa sociedade.

1 comment:

Joana said...

Apesar de no limite máximo do prazo, e de não ser ao longo do semestre, como se pretendia, o José fez reflexões pertinentes e pessoais aos capítulos de Papert e às diversas actividades realizadas nas aulas da disciplina.
Articulou as ideias e conceitos principais de Papert com a sua perspectiva pessoal.
Parabéns!

Joana Viana